Portuguese
.

Zona do euro tem “chances fortes” de ver alta na taxa de juros ainda em 2022

Informação é da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde

Zona do euro tem “chances fortes” de ver alta na taxa de juros ainda em 2022 (agafapaperiapunta/Twenty20)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira (22) que existe uma “chance forte” de haver elevação dos juros na zona do euro ainda neste ano. Segundo Lagarde, o que abre espaço para esse aumento das taxas é o possível encerramento do programa de compra de bônus (APP, na sigla em inglês) do BCE no início do terceiro trimestre de 2022.

No entanto, ela ressaltou que essa abordagem, se acontecer, será gradual e dependerá dos indicadores. Vale lembrar que em março, a inflação na zona do euro atingiu 7,5%, batendo recordes.

No início do mês, a ata da reunião do BCE já havia mostrado que as autoridades defendiam a existência de medidas imediatas para normalizar a política monetária do bloco.

Durante as declarações em entrevista à emissora americana CNBC, a presidente do BCE Lagarde citou o “choque” causado pela guerra na Ucrânia na zona do euro, nos preços das commodities, no comércio e na confiança, além de falar sobre o quadro de Covid-19 na China – afirmando que acredita que há riscos de baixa vindos do país chinês. Ela ainda afirmou que as revisões em baixa recentes nas projeções de crescimento da China geram efeito nas demais nações.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.