Portuguese
.

Ministério Público do DF cria unidade focada em criptomoedas

Essa é a primeira unidade especial de uma instituição do governo com foco em ativos digitais

Ministério Público do DF cria unidade focada em criptomoedas (eef89/Twenty30)

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) anunciou que irá instituir nesta terça-feira (7) a Unidade Especial de Criptoativos (Crypto). Segundo o comunicado, a unidade irá “elaborar treinamentos e manuais para os integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Polícias; promover ações informativas que orientem a população do DF e do restante do país sobre o uso seguro dos cryptoativos; e prestar suporte a promotores de Justiça do MPDFT em demandas envolvendo cryptoativos”.

A unidade também prestará apoio a outros Ministérios Públicos e Polícias em ações relacionadas ao criptoativos, além de gerenciar e operar ferramentas de rastreamento e monitoramento de ativos nas blockchains (sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações virtuais) eventualmente adquiridas pelo MPDFT.

Essa é a primeira unidade especial de um Ministério Público ou outras instituições governamentais com foco em ativos digitais. Os golpes envolvendo criptoativos têm se tornado alvo de preocupação de autoridades e agências reguladoras em todo o mundo. No Brasil, contudo, não há regulamentação ou legislação específica sobre o tema.

De acordo com levantamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ,divulgado no ano passado, as criptomoedas são utilizadas em 43% dos golpes financeiros.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.