Portuguese
.

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até o dia 28 de fevereiro

Prazo de entrega para a declaração do IR será divulgada em breve pela Receita Federal

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até o dia 28 de fevereiro Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As empresas e instituições financeiras têm até o final do mês de fevereiro para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes a 2021. Esses informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar no primeiro dia útil de março.

Os comprovantes de rendimentos não precisam ser enviados pelos Correios, as empresas e instituições financeiras podem enviar as informações via e-mail, através de links para download ou até mesmo através de aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos servem para Receita cruzar dados e verificar se as informações foram preenchidas corretamente ou se o contribuinte está sonegando imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter todos os valores recebidos pelo contribuinte no ano anterior, ou seja, em 2021. Também deve estar detalhado os valores descontados para a Previdência Social e o IR recolhido na fonte, além de informar contribuições para Previdência Complementar da empresa e aportes para plano de saúde coletivo, caso existam.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também devem forneces os documentos para os contribuintes, que podem utilizá-los para a dedução dos valores cobrados no IR. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e investimentos, se você tiver conta em mais de uma instituição, deve obter o comprovante de todas elas.

O calendário de entrega do Imposto de Renda será divulgado pela Receita Federal nos próximos dias. Tradicionalmente o prazo começo no primeiro dia útil de março e vai até o fim de abril. Nos últimos anos o prazo final foi estendido até junho, em 2020, e maio, em 2021, por conta da pandemia da Covid-19.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.