Portuguese
.

México passará a exigir visto impresso de brasileiros

Brasileiros terão que solicitar visto a partir do dia 18 de agosto

México passará a exigir visto impresso de brasileiros (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir do dia 18 de agosto, os brasileiros que quiserem ir ao México precisarão apresentar um visto físico, impresso no passaporte, para entrar no país. A medida foi decretada na última quarta-feira (3) pela Secretaria das Relações Exteriores (SRE) mexicana. Desde dezembro o país pedia uma autorização eletrônica emitida no site do Instituto Nacional de Migração do México – antes disso, brasileiros precisavam apenas do passaporte.

Para solicitar o visto, os brasileiros deverão fazer um agendamento no site da SRE. Com o número do agendamento, será necessário ir ao consulado mexicano selecionado no ato do agendamento e apresentar a documentação solicitada. Os brasileiros também deverão cumprir os requisitos publicados nas páginas eletrônicas de qualquer uma das representações consulares mexicanas.

Essas ações buscam fortalecer a migração segura, ordenada e regular e erradicar as campanhas de desinformação que lucram com os migrantes”, afirmou o governo mexicano, em nota.

Existem casos, no entanto, em que o visto físico não será exigido, como para brasileiros que possuírem visto válido e vigente ou comprovante de residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda e países do Espaço Schengen, bem como os países-membros da Aliança do Pacífico.

O Espaço Schengen é uma área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Compõem essa área a Áustria, Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça. Já a Aliança do Pacífico é composta por Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru, além do México.

com informações da Agência Brasil


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.