Portuguese
.

Inflação na zona do euro acumula alta de 7,4% no recorte anual

Alta da inflação foi causada principalmente pelo preço da energia

Inflação na zona do euro acumula alta de 7,4% no recorte anual (Olha Khomenko/Twenty20)

O índice de preços ao consumidor (CPI) na zona do euro avançou 0,6% em abril, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (17) pela Eurostat, agência de estatísticas europeia. No taxa anual, a inflação está em 7,4% na zona do euro, no mesmo período do ano passada a taxa era de 1,6%. Já na União Europeia, a inflação atingiu 8,1% em abril, ante 2% no ano passado.

Segundo a agência, as taxas anuais mais baixas foram registadas na França e em Malta (ambos com crescimento de 5,4%) e na Finlândia (5,8%). Já as maiores altas foram registradas na Estônia (19,1%), Lituânia (16,6%) e República Tcheca (13,2%). Comparadas com o mês anterior, a inflação anual caiu em três países membros da zona do euro, se manteve estável em dois e aumentou em vinte e dois.

Em abril, os maiores responsáveis pela alta na taxa de inflação da zona do euro foram energia (+3,70 pontos percentuais,
pp), seguido de serviços (+1,38 pp), alimentação, álcool e tabaco (+1,35 pp) e bens industriais não energéticos (+1,02 pp).


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.