Portuguese
.

Ibovespa segue Europa e abre em alta após registrar pior queda de 2022

Bolsas mundiais operam em direções opostas

Ibovespa segue Europa e abre em alta após registrar pior queda de 2022

A agenda desta terça-feira (8) tem como destaque nacional a divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro. No exterior, hoje sai a balança comercial dos Estados Unidos, o CPI da China e o PIB da Zona do Euro.

Brasil

O Ibovespa abriu em alta de 0,49% a 112.140 pontos, acompanhando a melhor do mercado europeu. Ontem, o índice brasileiro teve a pior queda de 2022. Na agenda política do país, o governo deve enfrentar dificuldade com a proposta de congelamento de preços da Petrobras, visto que a proposta precisa ser aprovada pelo conselho de administração da empresa, onde boa parte acredita que a estatal deve se manter isenta de ingerências políticas.

Internacional

O mercado asiático voltou a fechar com fortes quedas nesta terça-feira, à medida que os investidores seguem muito apreensivos com possíveis sanções mais severas à Rússia, como a possibilidade dos Estados Unidos fazer sozinho um embargo ao petróleo russo.

O índice Xangai Composto, na China continental, foi quem liderou as quedas ao recuar -2,35%. Na sequência, o Taiex, em Taiwan, teve baixa de -2,06%, enquanto o Nikkei, em Tóquio, caiu -1,71%. O Hang Seng, em Hong Kong, teve queda de -1,39% e Kospi, em Seul, recuou -1,09%.

Na Europa, as bolsas operavam com resultados positivos na manhã desta terça-feira. O PIB da Zona do Euro, divulgado hoje, mostrou um crescimento de 5,3% no bloco. O Euro Stoxx operava em alta de 0,0,62%, enquanto o CAC 40, na França, avançava 0,0,53%. O DAX, na Alemanha, subia 0,61%, enquanto, o FTSE registrava crescimento de 0,16%.

Nos Estados Unidos, os índices futuros voltaram a cair com o aumento do petróleo acionando medo de recessão. Ainda hoje o presidente americano Joe Biden irá anunciar novas sanções contra a Rússia, entre as medidas, deve ser imposto a proibição de importações de energia russa – incluindo petróleo, gás natural e carvão. O dólar registrava queda de 0,36% a R$5,09.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.