Portuguese
.

Governo irá zerar imposto de importação de seis alimentos e do etanol até o fim do ano

Medida tem como objetivo ajudar a segurar a inflação

Governo irá zerar imposto de importação de seis alimentos e do etanol até o fim do ano (dolgachov/envato)

O Ministério da Economia anunciou na noite desta segunda-feira (22) que até o final deste ano irá zerar o imposto de importação do etanol e de seis alimentos, com o objetivo de ajudar a segurar a inflação.

Segundo o secretário-executivo do ministério, Marcelo Guaranys, a medida é um importante incentivo. “Estamos preocupados com o impacto da inflação sobre a população. Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo“, declarou.

Os alimentos que terão o imposto de importação zerados são os que mais estão pesando na inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), são eles: café, margarina, queijo, macarrão, óleo de soja e açúcar. Atualmente, o café paga imposto de 9%; a margarina, 10,8%; o queijo, 28%; o macarrão, 14,4%; o açúcar, 16%; o óleo de soja, 9% e o etanol, 18%.

A pasta diz que com a eliminação do imposto sobre o etanol, o preço da gasolina pode cair até R$0,20 para o consumidor, visto que atualmente o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro. O governo espera que essa medida ajude a zerar o impacto do último aumento no preço dos combustíveis.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.