Portuguese
.

Cidades ligadas ao turismo e a commodities lideram criação de empregos

Metade das cidades que tiveram maior crescimento de trabalho com carteira nos últimos 20 meses são importantes polos de turismo

Cidades ligadas ao turismo e a commodities lideram criação de empregos (Divulgação/Prefeitura de Porto Seguro)

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na última segunda-feira (11) mostrou que cidades ligadas ao turismo e a commodities estão entre as que mais geraram empregos nos últimos 20 meses – de junho de 2020 a fevereiro de 2022. O estudo leva em consideração os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em cidades com mais de 10 mil trabalhadores formais.

Segundo a apuração, a cidade de Canaã dos Carajás, no Pará, que apresenta elevado potencial na indústria extrativa mineral e é sede do maior complexo minerador da história da Vale (VALE3), foi o município com maior variação de ocupações no mercado de trabalho formal durante o período, criando 7.370 vagas, o que equivale a um crescimento de 66%. Na sequência, estão cidades turísticas como Porto Seguro, na Bahia, que registrou avanço de 52% (10.019); seguido por Vacaria, no Rio Grande do Sul, com 44% (7.164); Araruama, no Rio de Janeiro, com 39% (5.019); e Ipojuca, em Pernambuco, com 37% (7.452).

“O ranking mostra que a maioria dos municípios que aparecem nesses primeiros 20 lugares do ranking é formada por polos exportadores de commodities agrícolas ou minerais ou destinos turísticos reconhecidos”, explicou o economista sênior da CNC Fabio Bentes, responsável pelo estudo.

Já o presidente da CNC, José Roberto Tadros, observa que, no caso das commodities, a criação acelerada de postos de trabalho representa uma resposta à retomada econômica em 2021, diante de um contexto de obstáculos à manutenção da estrutura produtiva em nível global observada antes do início da pandemia.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.