Portuguese
.

Após ataque e incêndio, Rússia toma maior usina nuclear da Europa

Agência Internacional de Energia Atômica informou que não houve alteração nos níveis de radiação

Após ataque e incêndio, Rússia toma maior usina nuclear da Europa (Reprodução/Instagram)

O mundo ficou em alerta na noite de ontem (3) após forças russas atacarem o complexo onde fica localizada a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O ataque provocou um incêndio no local, o que preocupou autoridades em todo o planeta, por conta de um possível aumento de radioatividade no local.

No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou que não foi registrado nenhum aumento no nível de radiação no local onde a usina está instalada. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou as redes sociais para divulgar um vídeo do momento do ataque.

A agência estatal ucraniana informou em um comunicado que o território da central nuclear de Zaporizhzhia foi ocupado pelas forças russas, mas que “funcionários operacionais controlam os blocos de energia e garantem seu funcionamento de acordo com as exigências das regulamentações técnicas e de segurança“.

Mais cedo, antes dos ataques, o diretor-geral da AIEA divulgou um comunicado alertando que as tropas russas estavam se aproximando da usina e que qualquer combate nas proximidades poderia ser ‘desastroso’.

No entanto, a Rússia responsabilizou a Ucrânia, dizendo que foram os militares do país que incendiaram um prédio da usina. Os russos alegam que controlam a central nuclear desde o final de fevereiro.

Diante da escalada da tensão, especialmente perto de zonas nucleares, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocou uma nova reunião de emergência para esta sexta (4). Hoje, o conflito entra em seu nono dia.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.