Portuguese
.

Comissão Europeia propõe boicote ao petróleo russo até o final de 2022

Proposta precisa ser aprovado pelos 27 países que formam a União Europeia

Comissão Europeia propõe boicote ao petróleo russo até o final de 2022 (digitalshape/Twenty20)

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira (4) o sexto pacote de sanções contra a Rússia para o Parlamento Europeu. Entre elas, está o corte gradual das importações de petróleo russo nos próximos seis meses, até o seu banimento completo no final do ano.

Não será fácil, mas nós temos que trabalhar nisso“, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. “Garantiremos a eliminação gradual do petróleo russo de forma ordenada, maximizando a pressão sobre a Rússia e minimizando o impacto nas nossas economias“, afirmou.

Segundo a agência de notícias Reuters, Hungria e Eslováquia são os únicos países que poderiam continuar comprando o commodity russo durante mais tempo – até o final de 2023 – por serem totalmente dependentes. Os demais países devem encerrar dentro de seis meses toda a importação de petróleo cru, enquanto o produto refinado deve ser totalmente banido até o final do ano. A proposta precisa ser aprovado pelos 27 países que formam o bloco.

A notícia fez com que os preços do petróleo subissem. Por volta das 11h30 (horário de Brasília), o Brent subia 3,52% a US$ 108,68, enquanto o WTI avançava 3,73% a US$ 106,63.

Além do embargo ao petróleo, o novo pacote também inclui sanções contra militares russos de alta patente e indivíduos envolvidos nos acontecimentos de Bucha, onde dezenas de corpos foram encontrados e levantaram a suspeita de genocídio – um crime de guerra. Uma proposta para retirar o maior banco da Rússia, o Sberbank, do sistema SWIFT também foi apresentado.

Por fim, a Comissão Europeia pretende banir três grandes emissoras estatais russas das rádios da União Europeia. “Elas amplificam agressivamente as mentiras e a propaganda de Putin”, afirmou von der Leyen.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.