Portuguese
.

Livro Bege: Maioria dos distritos do Fed relatam crescimento contínuo ‘leve’

Alta dos juros, guerra na Ucrânia e Covid seguem entre preocupações centrais dos dirigentes

Livro Bege: Maioria dos distritos do Fed relatam crescimento contínuo ‘leve’ (Divulgação/Fed)

Todos os doze distritos do Federal Reserve (Fed) relataram crescimento econômico contínuo desde o último levantamento, afirmou o Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira (1) pelo Fed. Segundo a publicação, a maioria dos distritos registraram crescimento leve ou modesto da economia, enquanto quatro indicaram crescimento moderado e outros quatro afirmaram ter notado explicitamente que o ritmo de crescimento havia desacelerado desde o período anterior.

O relatório ainda apontou que o mercado de trabalho está avançando modestamente na maioria dos distritos do Fed. No entanto, todos os diretores afirmaram que o mercado segue apertado. E que a escassez de trabalhadores contina a forçar muitas empresas a operar abaixo da capacidade.

Com isso, as empresas continuaram a implantar automação, oferecer mais empregos e a aumentar salários. “Na maioria dos distritos, as empresas relataram um forte crescimento salarial, enquanto a maioria dos outros relatou crescimento moderado“, afirma o documento.

Outro ponto que chamou atenção, foi que vários distritos notaram aumento dos preços, especialmente de insumos. Dois diretores do Fed afirmaram que a rápida inflação deve ser uma continuação da tendência e três diretores destacaram que os aumentos de preços desaceleraram.

Já a metade observou que o poder de fixação de preços está “repercutindo custos para clientes e consumidores, muitas vezes com sobretaxas de combustível”. Sendo assim, mais da metade citou algum retrocesso dos clientes, como compras de menor volume ou substituição de marcas mais baratas. “Pesquisas em dois distritos apontaram aumentos anuais de seus preços de venda na faixa de 4 a 5 por cento; além disso, um distrito observou que as expectativas de preços de suas empresas caíram por dois trimestres consecutivos”.

O Livro Bege ainda afirma que a alta dos juros, a guerra na Ucrânia e a Covid estão entre preocupações centrais dos dirigentes.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.