Portuguese
.

Guerra na Ucrânia fez confiança na democracia crescer, diz pesquisa

53% dos brasileiros entrevistados afirmaram confiar nas instituições democráticas do país

Guerra na Ucrânia fez confiança na democracia crescer, diz pesquisa (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Uma pesquisa publicada em Davos pela consultoria americana Edelman apontou que a confiança nas democracias ocidentais aumentou após a Rússia invadir a Ucrânia, em fevereiro deste ano.

Segundo a pesquisa, a confiança cresceu principalmente entre os entrevistados com melhores condições financeiras. No Reino Unido e nos Estados Unidos, houve um crescimento de 6%, enquanto na Alemanha a alta foi de 4%, em relação a janeiro. No Brasil, 53% dos entrevistados afirmaram confiar nas instituições democráticas do país, o que representa um avanço de 2%. Na China, houve uma queda de 3%, no entanto, 80% dos participantes ainda confiam nas instituições locais.

Os dados ainda mostram que a confiança dos brasileiros no governo aumentou em 6% após o início da guerra. Em janeiro, a pesquisa apontava que aqui a confiança era maior do setor empresarial (64%) no que do governo (34%). Além disso, o nacionalismo também cresceu, especialmente nas economias emergentes.

Aproximadamente 55% dos CEOs brasileiros afirmaram que a prioridade deve ser usar os recursos para ajudar as pessoas de seus países, antes de ajudar o exterior. É um aumento de 7% no Brasil. A pesquisa foi feita em 14 países com 14 mil pessoas.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.