Portuguese
.

Inflação no Reino Unido atinge 7% e é a maior dos últimos 30 anos

Autoridades britânicas afirmam que inflação pode atingir pico de 8,7% no último trimestre do ano

Inflação no Reino Unido atinge 7% e é a maior dos últimos 30 anos (Emily B/Twenty20)

Não é só o Brasil que atingiu níveis históricos na inflação no mês de março. Depois dos Estados Unidos terem a maior alta em 40 anos, chegou a vez do Reino Unido também ver a inflação bater recorde histórico. O relatório divulgado pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) nesta quarta-feira (13) mostrou que que a inflação britânica chegou a 7% no ritmo anual – o maior patamar desde maço de 1992, quando a taxa chegou a 7,1%.

Assim como no restante do mundo, os combustíveis lideraram a alta do índice. Mas segundo a ONS, alimentação, imóveis e setor de hotéis e restaurantes também colaboraram para o avanço. Em fevereiro, o índice estava em 6,2%. Esse aumento mensal também é o maior desde o início da série histórico em 1988.

No entanto, a expectativa é que o cenário inflacionário fique ainda pior. O Escritório de Responsabilidade Orçamentária do Reino Unido afirmou que a inflação pode atingir seu pico no último trimestre deste ano, com uma taxa de 8,7% – a maior em quatro décadas. Esses aumentos estão forçando os bancos centrais de todo o mundo a intensificarem o aperto monetário, aumentando a taxa de juros, o que, consequentemente, freia a recuperação do crescimento econômico.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.