Portuguese
.

Ibovespa abre em queda acompanhando mercado internacional

Bolsas mundiais reagem negativamente ao ataque russo em uma usina nuclear ucraniana

Ibovespa abre em queda acompanhando mercado internacional

A agenda desta sexta-feira (4) tem como destaque a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quatro trimestre de 2021 e também o relatório de emprego (payroll) dos Estados Unidos para o mês de fevereiro.

Brasil

O Ibovespa abriu a sexta-feira em queda de -0,34% a 114.775 pontos. O mercado espera a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2021, enquanto ainda se mantém apreensivo pela situação no leste europeu.

Internacional

O mercado asiático fechou todo em queda após uma usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, ser bombardeada pelas tropas russas e aumentar o sentimento de aversão a risco dos investidores.

Em Tóquio, o Nikkei recuou -2,23%, enquanto o Hang Seng, em Hong Kong, teve queda de -2,50%. Na Coreia do Sul, o Kospi caiu -1,22% e o Taiex, em Taiwan, registrou baixa de -1,10%. Na China, o Xangai Composto recuou -0,96%.

Na Europa, os investidores também reagiram ao ataque da maior usina nuclear europeia. Às 9h41 (horário de Brasília), o Euro Stoxx registrava queda de -3,53%, enquanto o CAC 40, na França, tinha perdas de -3,62%. Na Alemanha, o DAX recuava -3,44%, enquanto o FTSE, no Reino Unido, caia -3,29%.

Nos Estados Unidos, os índices futuros são negativos. Assim como no resto do mundo, a situação do leste europeu preocupa. Enquanto isso, os investidores ficam atentos aos números no payroll. Durante a manhã, o dólar registrava avanços de 0,66% a R$5,06.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.