Portuguese
.

Ibovespa abre em alta na contramão do mercado internacional

Bolsas de Nova York não operam nesta segunda-feira

Ibovespa abre em alta na contramão do mercado internacional

A semana começa com os mercados de Nova York fechados em decorrência do feriado do Dia do Presidente nos Estados Unidos. O destaque para o restante da semana é o PCE de janeiro, medida de inflação preferida do Fed (Federal Reserve) que será divulgado na sexta-feira (25). No Brasil, o IPCA-15 sai na quarta-feira (23) e também pode mexer com os ânimos do mercado. No Leste Europeu, segue a tensão entre Ucrânia e Rússia e os investidores devem seguir na defensiva.

Brasil

O Ibovespa abre a segunda-feira (21) operando em alta de 0,20% a 113.105 pontos às 10h20 (horário de Brasília). Essa semana, além dos dados do IPCA-15, divulgados na quarta, também teremos os dados do IGP-M de janeiro divulgados na sexta. Expectativa dos investidores também fica por conta do balanço do quarto trimestres de grandes empresas, como Petrobrás e Vale. Por fim, as atenções se voltam ao senado na terça-feira para acompanhar as discussões da PEC dos combustíveis.

Internacional

Na Ásia, os mercados fecharam em sua maioria com resultados negativos. O Nikkei, em Tóquio, registrou queda de 0,78%, enquanto o Hang Seng, em Hong Kong, caiu 0,65%. Em Seul, o índice Kospi recuou 0,03%, enquanto o Taiex, em Taiwan, teve ligeira queda de 0,06%. O índice Xangai Composto, da China, se manteve estável.

Na Europa o mercado também segue em queda, apesar dos esforços do governo francês de convencer as lideranças russas e americanas a estabelecerem diálogo a fim de evitar o uso de força militar na Ucrânia. O Euro Stoxx registrava queda de 2,53%, assim como o CAC 40, na França, que recuava 2,37%. O FTSE, no Reino Unido, perdia 0,75%, enquanto o DAX, na Alemanha, caia 2,48%.

Hoje foram divulgados o PPI (Índice de Preço ao Consumidor) de janeiro na Alemanha, com resultados acima da expectativa, acumulando alta de 25% nos últimos 12 meses. Também saiu os dados do PMI (Índice de Gerentes de Compras) de fevereiro tanto da Alemanha quanto da Zona do Euro, ambos ficaram acima das expectativas.

Nos Estados Unidos o mercado permanece fechado por conta do feriado do Dia do Presidente. Às 10h27 da manhã o dólar operava em queda de 0,33% a R$5,12.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.