Portuguese
.

Agendamento do saque de valores esquecidos em instituições financeiras começa hoje

Nascidos até 1968 podem fazer o agendamento até sexta-feira (11), com repescagem no sábado (12)

Agendamento do saque de valores esquecidos em instituições financeiras começa hoje (imagesourcecurated/envato)

A partir desta segunda-feira (7) pessoas que tem dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras podem começar a agendar o saque. Até sexta-feira (11), todas as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão fazer o processo no site Valores a Receber, respeitando a data e horário informados no momento da consulta.

Quem perder o prazo ou horário poderá fazer a repescagem no sábado (12), das 4h às 23h49. Caso também perca a repescagem, terá que voltar ao site a partir do dia 28 de março. Após o pedido de saque, a instituição financeira terá 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos via Pix sejam mais rápidos.

Segundo o último balanço do Banco Central, quase 26 milhões de pessoas e 253 mil empresas têm recursos a receber.

Para evitar excesso de procura e queda no sistema, o BC escalonou o pedido de saque conforme a idade da pessoa ou a fundação da empresa. Nesta semana, 7 a 11 de março, é a vez dos nascidos até 1968. Na semana que vem, 14 a 18 de março, são os nascidos entre 1968 e 1983, com repescagem no dia 19. Quem nasceu a partir de 1984 poderá agendar o saque entre os dias 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.

Saiba como agendar o saque de valores esquecidos

Após fazer a consulta no Sistema de Valores a Receber, volte no dia e horário informado e clique na opção “acessar meus valores a receber”. Você irá precisar fazer o login na Conta Gov.br e ter acesso nível prata ou ouro. Depois de ler e aceitar o termo de ciência, irá aparecer na tela do sistema o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor, a origem (tipo) do valor e informações adicionais, quando for o caso.

Você terá duas opções, clicando no botão “solicitar por aqui” a instituição irá devolver o valor via Pix em até 12 dias úteis. Você deverá informar sua chave Pix e seus dados pessoais, após isso você deve guardar o número do protocolo para caso precise entrar em contato com a instituição. Caso não tenha Pix, ou prefiro outra forma de pagamento, você deve clicar no botão “solicitar via instituição” e entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de devolução.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.