Portuguese
.

Mercado projeta aumento ainda maior da taxa Selic, aponta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Valor com 91 instituições mostrou projeção do mercado para a inflação e taxa básica de juros

Mercado projeta aumento ainda maior da taxa Selic, aponta pesquisa (mikeygl/Twenty20)

Uma pesquisa realizada pelo jornal Valor com 91 instituições financeiras, mostrou que as projeções do mercado para a taxa básica de juros são de um aumento ainda maior do que o esperado, passando de uma expectativa de 13,25% para 13,50% em dezembro. Com a Selic em dois dígitos desde o início do ano, o Comitê de Política Monetário (Copom) do Banco Central (BC) se reúne novamente nesta semana e deve entregar um novo aumento na taxa, que atualmente está em 12,75%. .

O consenso do mercado aponta para uma alta de 0,5 ponto percentual, o que levaria a taxa para 13,25% – alcançando o juros esperado pelo mercado de acordo com o relatório parcial do Boletim Focus na semana passada, que não está sendo publicado completo por conta da greve dos funcionários do BC.

A expectativa do mercado é de que a taxa siga com o ciclo de alta, visto que a inflação ainda não apresentou um arrefecimento sólido. Os números demonstram que o maior efeito continua no fato de o petróleo estar em preços recordes, somado às sanções impostas à Rússia e o último lockdown chinês, que deixaram uma lacuna na cadeia global de insumos. Isso reduz ainda mais a produção industrial e os preços se mantém altos. O que o mercado quer avaliar agora é qual será esse aumento e se ele estará em linha com as expectativas.

Vinicius Felchack, Executivo de Investimentos da Invest4U

Por outro lado, o levantamento realizado pelo Valor, entre os dias 9 e 10 de junho, após a divulgação do IPCA de maio, mostrou que o mercado projeta uma inflação de 8,8%, ante projeção de 8,9%. Atualmente a inflação do país está em 11,73%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.