Portuguese
.

Inflação nos Estados Unidos desacelera, mas fica acima do esperado pelo mercado

Nos últimos 12 meses a inflação do país chegou a 8,3%

Inflação nos Estados Unidos desacelera, mas fica acima do esperado pelo mercado (Deeangelo/Twenty20)

O índice de preços ao consumidor (CPI), que mede a inflação dos Estados Unidos, subiu 0,3% em abril, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Departamento de Trabalho. Na base anual, os seja, nos últimos 12 meses, a inflação desacelerou para 8,3% em abril, ante alta de 8,5% em março. No entanto, os números ficaram acima do esperado pelo mercado que previa uma alta de 0,2% em abril, com base anual de 8,1%.

Apesar de ser a primeira desaceleração do CPI em oito meses, os dados preocupam os investidores, que temem um aperto mais agressivo da política monetária do país. Na semana passada, o Federal Reserve (Fed) aumentou a taxa de juros do país para tentar controlar a inflação.

A alta da inflação na base anual é puxada pela energia, que acumula avanço de 30,3% nos últimos 12 meses, e pelos alimentos, que subiu 9,4%, sendo a maior alta acumulada desde abril de 1981. No entanto, o preço da energia caiu -2,7% no último mês, após sucessivas altas. A gasolina, por exemplo, recuou -6,1% em abril. Por outro lado, o grupo de alimentos engatou a 17ª alta consecutiva, avançando 0,9% no mês.

O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 0,6% em abril na comparação com março e 6,2% na comparação anual. Os dados também vieram acima da expectativa do mercado, que esperava alta de 0,4% na comparação mensal e de 6% na anual.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.