Portuguese
.

Economia dos Estados Unidos recua pelo segundo trimestre consecutivo

No mercado financeiro, há temores de que a maior economia do mundo esteja em recessão

Economia dos Estados Unidos recua pelo segundo trimestre consecutivo (photovs/Twenty20)

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre do ano, segundo os dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Escritório de Análise Econômica (BEA) do Departamento do comércio. Com isso, a economia do país norte-americano recuou pelo segundo trimestre consecutivo – no primeiro trimestre, a economia teve queda também anualizada de 1,6%,.

A retração é uma das consequências da alta da inflação no país, que alcançou o seu maior patamar em 40 anos. Além disso, a alta nas taxas de juros e crise na cadeia de suprimentos, intensificada pela guerra na Ucrânia também afeta a economia dos EUA.

A queda no PIB real reflete recuos nos investimentos privados em estoque, em investimentos fixos residenciais, em gastos do governo federal, gastos dos governos estaduais e locais e investimentos fixos não residenciais“, apontou o BEA em nota. 

O resultado aumentou o temor do mercado de uma recessão na maior economia do mundo. No entanto, Wall Street ampliava seus ganhos durante a tarde com os investidores apostando em um aperto monetário menos agressivo do Fed nas próximas reuniões. Por volta das 16h30 (horário de Brasília), o S&P 500 subia 1,26%, enquanto o Nasqad avançava 1,11% e o Dow Jones valorizava 1,16%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.