Portuguese
.

China registra piores índices econômicos em dois anos

Dados da produção industrial e consumo chineses se retraíram, consequência dos lockdowns

China registra piores índices econômicos em dois anos (ellinnurbakarudin/Twenty20)

A Agência Nacional de Estatísticas da China divulgou nesta segunda-feira (16) os dados econômicos do setor industrial e varejista de abril. Os dados mostram que o país teve seu pior desempenho nos índices desde o início da pandemia, em 2020. Esse resultado é consequência direta da política de “covid zero” do governo, que colocou os principais centros do país em lockdown total ou parcial nos meses de março e abril.

Com isso, a produção industrial recuou 2,9% em abril, enquanto as vendas no varejo tiveram queda de 11,1%. Essa retração no consumo veio bem acima do esperado pelo governo, que era de 6,6%, além de marcar o segundo mês seguido de queda no índice – em março, ele recuou -3,5%.

Com o progresso no controle da covid-19 e as políticas de estabilização econômicas surtindo efeito, a economia tende a se recuperar gradualmente,” disse o serviço de estatísticas da China em comunicado. Mesmo com os fracos dados econômicos, o Banco Central chinês decidiu manter a taxa de juros do país inalterada.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.