Portuguese
.

Ibovespa abre com alta em dia de agenda enxuta

Tensão no Leste Europeu segue no foco do mercado internacional

Ibovespa abre com alta em dia de agenda enxuta

A agenda desta sexta-feira (18) traz a terceira reunião do trimestre do Banco Central (BC) com economistas. Nos Estados Unidos, atenção dos investidores ficam no discurso de quatro dirigentes do Federal Reserve (Fed). Já na Europa, destaque à preliminar da confiança do consumidor europeu em fevereiro.

Brasil

O Ibovespa abriu em alta de 0,35% a 113.923 pontos nesta sexta (18). Sem muitos destaques na agenda, os investidores brasileiros ficam de olho na tensão do Leste Europeu. Após o presidente Jair Bolsonaro manifestar solidariedade à Rússia durante sua visita a Vladimir Putin, o Departamento de Estado dos Estados Unidos fez fortes criticas e adotou um tom mais duro contra o governo brasileiro.

Internacional

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única consequência da tensão entre Rússia e Ucrânia que ontem também derrubou os mercados em Wall Street. O índice Hang Seng, em Hong Kong, registrou a maior queda, recuando -1,88%. Já no Japão, o Nikkei teve queda de -0,41%, enquanto o Taiex, em Taiwan, registrou baixa de -0,20%. Por outro lado, o Xangai Composto teve alta de 0,66%, enquanto o Kospi, em Seul, teve um leve avanço de 0,02%.

Na Europa, o cenário geopolítico segue afetando o mercado, enquanto os investidores também digerem os dados econômicos e balanços corporativos. O setor varejista britânico mostrou que vem se recuperando dos efeitos da nova onda de Covid-19 causada pela variante ômicron, mas as vendas de janeiro cresceram menos do que se esperava.

Durante a manhã o índice Stoxx 600 registrava alta de 0,27%, assim como o CAC 40, na França, que avançava 0,63%. Quem também seguia com resultados positivos era o FTSE 100, no Reino Unido, com ganhos de 0,40%. O Dax, por outro lado, recuava 0,10% na Alemanha.

Nos Estados Unidos, investidores seguem com pouco apetite por riscos e estão atentos aos discursos dos dirigentes do Fed, assim como a situação do Leste Europeu. O dólar registrava queda de 0,51% a R$5,1404 perto das 10h20.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.