Portuguese
.

Ibovespa abre em alta; companhias de commodities sofrem com quedas

Tensão entre Rússia e Ucrânia diminui mas continua influenciando no mercado

Ibovespa abre em alta; companhias de commodities sofrem com quedas

A terça-feira (15) traz destaques importantes em sua agenda. No Brasil temos o IGP-10 de fevereiro, enquanto nos Estados Unidos será divulgada a inflação ao produtor (PPI) de janeiro. Mas o acontecimento que deve movimentar o mercado é a votação das indicações de Jerome Powell (presidente), Lael Braindard (vice-presidente), Sarah Bloom Raskin (vice-presidente de supervisão), Philip Jefferson (conselheiro) e Lisa Cook (conselheira) ao Fed (Federal Reserve).

Além disso, também temos a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro no quarto trimestre de 2021.

Brasil

O Ibovespa voltou a abrir o pregão em alta nesta terça-feira, com avanço de 0,43% a 114.388 pontos às 10h42 (horário de Brasília). Os bancos avançam em bloco nesta manhã de terça-feira, puxados pelas ações ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) que avançava 5,37% às 10h24, seguido de Santander (SANB11) com avanço de 1,93%, Itaú (ITUB4) com alta de 0,76% e Bradesco (BBDC4) avançando 0,71%. Destaque também para as ações de Locaweb (LWSA3) que vinha em alta de 4,65%, enquanto a Magazine Luiza (MGLU3) subia 4,32%.

Os commodities sofrem queda nesta terça-feira. a Vale (VALE3) recua 2,59%, assim como as ON da CSN (CSNA3) com queda de 4,76% e as PN A da Usiminas (USIM5) que recuaram 2,87%. A Petrobras (PETR3 e PETR4) também sofriam com quedas de 1,61% e 1,71%, respectivamente.

Internacional

A tensão entre Rússia e Ucrânia segue repercutindo no mercado financeiro, mesmo que o cenário tenha se acalmado entre ontem e hoje com a retirada de algumas tropas russas da fronteira. Hoje, a maioria da bolsas asiáticas fecharam em queda. O índice Hang Seng teve baixa de 0,82% em Hong Kong, enquanto o Nikkei recuou 0,79%. O Kospi teve queda de 1,03% em Seoul e o Taiex, em Taiwan, registrou queda de 0,25%.

Por outro lado, a China teve um bom desempenho em seus índices embalados pelo bom desempenho das fabricantes de bebidas alcóolicas que estão faturando bem durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim. Sendo assim, o Xangai Composto teve alta de 0,50%. Na Oceania, a bolsa australiana também recuou, com o S&P/ASX 200 recuando 0,51%.

Nos Estados Unidos, os índices futuros registram alta. Os investidores esperam a divulgação do relatório do PPI de janeiro. O dólar operava em queda de 0,47% a R$5,1948.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.