Portuguese
.

Ucrânia decreta estado de emergência nacional por 30 dias

Estado de emergência vale por 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30

Ucrânia decreta estado de emergência nacional por 30 dias (Sandsun/Envato)

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira (23), por ampla maioria, a declaração de estado de emergência nacional, diante da iminente invasão russa. O decreto vale para todo o território ucraniano durante 30 dias, com exceção de Donetsk e Luhanks, áreas separatistas que foram reconhecidas por Putin como Estados independentes.

O principal objetivo da Federação Russa é desestabilizar a Ucrânia por dentro e alcançar seu objetivo. Para evitar que isso aconteça, decidimos hoje e tomamos essa decisão hoje”, disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia. Ele ainda afirmou que “todas são medidas preventivas, para preservar a paz e a calma no país e para que a economia continue funcionando”.

O governo ucraniano também emitiu um comunicado pedindo que todos seus cidadãos deixem a Rússia. “Com a intensificação da agressão russa contra a Ucrânia, que, entre outras coisas, pode levar a restrições significativas à prestação de assistência consular na Federação Russa, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que os cidadãos ucranianos se abstenham de quaisquer viagens à Federação Russa. Quem está neste país deve deixar o território imediatamente“, informa.

Além disso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que as Forças Armadas já começaram a recrutar os reservistas do país. No entanto, ele pediu para que a população civil continue com sua vida normal. Zelensky terminou o pronunciamento dizendo que “desejamos paz e calma, mas se ficarmos quietos hoje, amanhã desapareceremos.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.

Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.