Portuguese
.

B3 atinge marca de 5 milhões de pessoas físicas com contas abertas em corretoras

Houve um crescimento de 56% de investidores em relação a 2020

B3 atinge marca de 5 milhões de pessoas físicas com contas abertas em corretoras (Divulgação/B3)

A B3 informou nesta sexta-feira (04) que atingiu durante o mês de janeiro o número de 5 milhões de contas abertas por pessoas físicas em corretoras de investimentos. São 1,2 milhões de mulheres e 3,8 milhões de homens, sendo 4,2 milhões de CPFs únicos, visto que é possível uma pessoa ter conta aberta em mais de uma corretora.

Esse avanço no número de contas abertas acompanha o crescimento das pessoas no mercado de capitais. O mais recente estudo feito pela B3, que traz dados do última trimestre de 2021, destacam que os primeiros investimentos das pessoas na renda variável tem sido com valores cada vez mais baixo, demostrando que a Bolsa pode ser acessada por diferentes tipos de investidores. A média do primeiro investimento, em dezembro de 2021, estava a R $44 reais – o menor valor desde 2014.

Além disso, houve um aumento de 994% no número de CPFs em BDRs, comparado com o mesmo período de 2020, com um aumento de 150% do valor em custódia, alcançando R$ 8,8 bilhões. Isso demonstra que a pessoa física está cada vez mais investindo no exterior através da B3.

Já o investimento em ações teve um aumento de 30%, mesmo com as altas na Selic ao longo do último ano, o que demonstra que o investidor segue mantendo sua posição na renda variável e diversificando a carteira. Outro ponto que mostra o aumento da diversificação é que em 2016 75% das pessoas, ou seja, três em cada quatro pessoas físicas mantinham seus investimentos apenas em ações, já em 2021 esse percentual caiu para 35%.

No mercado de renda fixa, o Tesouro Direito registrou aumento de 26% no número de investidores, enquanto outros produtos, como CDB, LC, LCI, CRI, CRA, etc., tiveram, juntos, aumento de 17%.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.