Portuguese
.

Do Brasil para o mundo: conheça a empreendedora que ajuda empresários a expandir seus negócios internacionalmente

Empreendedora há 12 anos, Patricia Brazil faz imersão com empresários em Dubai

Do Brasil para o mundo: conheça a empreendedora que ajuda empresários a expandir seus negócios internacionalmente Reprodução

O que uma marca de souvenirs ecológicos e uma plataforma de educação para mulheres empreendedoras têm em comum? Ambas foram criadas por Patricia Brazil, uma visionária brasileira que não tem medo de colocar a mão na massa e criar empresas do zero, transformando-as em grandes negócios.

A primeira vez que ela resolveu entrar no mundo do empreendedorismo, tinha apenas 19 anos, lá em 2010. Nascida no Rio de Janeiro, Patricia viu a iminente chegada dos maiores eventos esportivos ao Brasil – Jogos Pan Americanos, Copa do Mundo e Olimpíadas – como uma oportunidade de vender souvenir ecológicos para os turistas: mercado que ainda não tinha sido explorado. Com as economias que fez enquanto dava aulas de espanhol, Patricia embarcou pela primeira vez no mundo que mudaria sua vida e criou a EcoSouvenir.

No ano seguinte foi selecionada para participar de uma incubadora do Sebrae e passou por um reposicionamento de marca. E a EcoSouvenir se tornou a Holic – sufixo de workahoic -, uma marca de bolsas e acessórios para mulheres que vivem a vida com tudo que gostariam de ter. “Era uma bolsa que acompanhava a mulher para a faculdade, para a academia, para o trabalho, para o estágio, para onde ela quisesse. Com compartimentos diferenciados e bolsos sempre claros para facilitar na hora de procurar algo dentro“, explica Patrícia.

A Holic fez muito sucesso e serviu, principalmente, para que Patricia conhecesse melhor o mundo das blogueiras de moda e, assim, tivesse um conhecimento melhor do que viria a ser seu próximo nicho. Ela vendeu a empresa em 2015, e como já tinha visto os resultados que o relacionamento com blogueiras poderia trazer para uma empresa, ela resolveu fundar o Grupo It Brazil: empresa pioneira no Brasil que tinha objetivo de conectar marcas com influenciadores digitais – uma profissão que até então não existia.

Com o Grupo It Brazil, Patricia alcançou novos voos. Segundo ela, “foi a empresa que me catapultou no mundo do empreendedorismo“. Sem investimentos externos e com pouco dinheiro, ela conseguiu criar a primeira web série brasileira a dar a volta ao mundo. A #YOLO (sigla para you only live once, você apenas vive uma vez na tradução para o português) teve cinco temporadas gravas, em cinco continentes diferentes, tendo participação das mais diversas influenciadoras, como Boca Rosa, Nah Cardoso, Kéfera e Thaynara OG.

Em 2018, decidiu dar um novo passo na carreira e empreender na área de educação. Foi assim que surgiu o Ela Sonha, Ela Faz, plataforma de educação para empreendedorismo feminino que atende mais de cinco mil mulheres, além dos eventos presenciais. E este ano decidiu inovar mais um vez ao lançar um podcast.

Por que falo que é inovação se podcast existe há tempos? É inovar na forma com que a gente ensina! A gente entendeu que o público brasileiro é um público que gosta de ser entretido antes de ser ensinado. Então através de um conteúdo leve e descontraído eu faço a mulher enxergar algo que ela não conseguiria se só estivesse vendo um vídeo no Tiktok“, explica Patricia.

Porém, nos últimos anos, ela também passou a se dedicar a ajudar empresários que já estão consolidados no mercado brasileiro e querem expandir internacionalmente, seja através de ideias ou de investimentos. Desde 2019, já foram três imersões feitas em Dubai, onde ela abriu uma base para receber os brasileiros e auxiliá-los. Em março de 2022, ela irá receber o quarto grupo.

Hoje eu tenho um relacionamento bem bacana com os órgãos do governo do Emirados Árabes Unidos, tenho um relacionamento pessoal com a sheikha de Sharjah, que é reconhecida internacionalmente pelo apoio ao empreendedorismo feminino. Então eu trago esses empresários para fazer toda essa apresentação do que é Dubai, de quais oportunidades existem. Mostrando um futuro que já existe

Patricia Brazil, fundadora do Ela Sonha, Ela Faz

Patricia, que desde que começou no mundo do empreendedorismo vem expandindo suas empresas, explica que além da questão tributária para abrir empresas em Dubai, o que realmente a atraiu foi “a facilidade de estar em um local que tem um mindset de vitória, prosperidade, liderança, de construir a vida que você quer respeitando o próximo, valores que eu me identifico muito. Então eu tenho trabalhado para apresentar essa visão de futuro para quem tem sede de ver ao vivo e não só ler no digital“, finaliza.


Acompanhe o Mercado

Sua Jornada Investidora

Receba nossas notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro? Receba gratuitamente, de segunda a sexta, as principais notícias e análises no seu email.




    Compartilhe do jeito correto. Selecione a rede social desejada e envie esta matéria gratuitamente.